Alopecia: um guia completo sobre queda de cabelo

Alopecia

Você está com uma queda acentuada de cabelo? Tem a impressão que vai ficar careca? Pode ser que você esteja passando por um processo de calvície, chamado de alopecia.

A alopecia é uma disfunção que causa perda excessiva dos cabelos, podendo ser temporária ou definitiva. É mais notada no couro cabeludo, por conta da alta concentração de cabelo, porém ela pode se apresentar em qualquer parte do corpo que cresça pelos. E se você acha que a calvície afeta somente os homens, você está bastante enganado.

O normal é uma pessoa perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Caso você tenha reparado que o número de fios é maior do que isso, você precisa procurar a ajuda de um dermatologista.

Abaixo eu listei alguns tipos de alopecia.

TIPOS DE ALOPECIA

ALOPECIA AREATA:

É um tipo de alopecia de que se desconhece a sua causa exata, porém mecanismos autoimune do organismo  estão envolvidos no seu desenvolvimento. Os fios começam a cair em tufos, deixando falhas circulares sem pelos ou cabelos. A extensão dessa perda não é previsível e varia bastante, podendo se apresentar com poucas regiões afetadas, chegando a casos raros de alopecia areata total.

A alopecia areata não é contagiosa e tem seu quadro geral agravado ou desencadeado por fatores emocionais, traumas físicos e quadros infecciosos.

Mesmo após a perda total dos fios, o cabelo pode voltar a crescer novamente.

ALOPECIA ANDROGENÉTICA:

Também conhecida como alopécia androgênica, prematura ou calvície comum. E é nesse grupo que se encontram cerca 90% dos casos. Esse tipo, é hereditário e afeta homens em sua maioria, embora uma pequena porcentagem de mulheres também possam ser atingida. Geralmente seus efeitos começam a surgir na adolescência ou juventude, e é causada pela miniaturização dos folículos pilosebáceos que consiste no processo de redução da espessura do fio até chega a sua completa extinção.

ALOPECIA POR TRAÇÃO:

Ocorre quando os fios são presos de forma muito tracionada, por isso é mais comum em mulheres. Essa tração causa lesão na haste do cabelo, o que pode levar a queda dos fios.

EFLÚVIO TELÓGENO:

É um tipo de queda de cabelo que ocorre por alteração do ciclo de vida dos fios de cabelo, ou seja , há uma quantidade maior de fios na fase e menor quantidade de fios na fase de crescimento.

Pode ocorrer após doenças febris, stress emocional, ou até mesmo no pós-parto.

Nesse caso, o cabelo se desprende facilmente ao fazer tração sobre ele e sua origem se encontra há alguns meses antes do começo da queda.

ALOPECIA SEBORRÉICA:

Ocorre em função do aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas, gerando um excesso de sebo, traduzido em um aspecto gorduroso e opaco do cabelo, o qual fica sem força nem volume. O que muitas vezes pode provocar irritações e coceiras na pele do couro cabeludo, além de problemas de caspa e queda de cabelo.

Esse tipo de alopecia está relacionado também ao stress, ansiedade, má alimentação e uso excessivo de shampoos e condicionadores muito agressivos.

ALOPECIA CICATRICAL:

Infelizmente, esse tipo de alopécia costuma ser irreversível na maioria dos casos. Em alguns casos é possível recorrer a um implante capilar.

Geralmente são causadas por infecções, tumores e doenças autoimunes.

Agora que você já conhece os principais tipos de alopecia e suas possíveis causas, caso note uma queda excessiva dos cabelos, procure logo um dermatologista de sua confiança. Ele avaliará e recomendará um tratamento capilar adequado às suas necessidades.

E se você gostou dessas informações, continue aqui me acompanhando, se inscreva para receber a newsletter e receba todas as novidades. Além do blog, compartilho conteúdos e informações super úteis nas redes sociais. Você já me segue por lá?

Quer saber mais? Acompanhe outros assuntos aqui no blog e no meu Instagram 😉

Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem