5 cuidados fundamentais para a Pele Mista

Cuidados Pele Mista

Nem oleosa e nem seca, o tipo de pele mais comum nas brasileiras é a mista! Mas afinal de contas, quais as características de uma pele mista?

A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas, ou seja, ela não é totalmente oleosa e nem seca. Sua principal característica é a oleosidade na zona T do rosto, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo, e a normalidade ou ressecamento nas demais áreas da face, propiciando as rugas finas e a descamação nessas áreas.

Para cuidar deste tipo de pele é necessário garantir que as áreas oleosas não fiquem excessivamente gordurosas. Assim como, as áreas normais ou secas fiquem ressecadas demais. Por isso, escolher produtos específicos para pele mista é essencial! E os cuidados devem ser redobrados.

Para te ajudar com esses cuidados, preparei uma lista com um passo-a-passo fundamental. Veja a seguir:

1. Não descuide da limpeza

Higienizar é um passo importantíssimo para todo tipo de pele. No caso da pele mista, esse passo ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. A limpeza desobstrui os poros, controla a oleosidade da zona T e prepara a pele para receber os produtos que serão usados a seguir. Como o hidratante, por exmplo.

O ideal é fazer essa higienização duas vezes ao dia com produtos em gel ou espuma. Sempre que possível, opte por loções neutras que não agridam a pele.

Após a limpeza, você pode aplicar um tônico facial, para dar mais frescor, controlar a oleosidade e restaurar o pH natural da pele. Porém, opte por produtos sem álcool.

2. Use um hidratante específico

Assim como a higienização, a hidratação tem papel fundamental, afinal de contas a pele mista pode apresentar áreas de ressecamento. A hidratação estimula a renovação celular, protegendo-a do envelhecimento precoce. Por conta das áreas oleosas, a indicação é usar um hidratante oil-free. Duas vezes ao dia com movimentos circulares em todo o rosto é o ideal.

3. Atenção à esfoliação

A pele mista requer mais atenção quando falamos de esfoliação, mas essa é uma etapa bastante importante.

Ela irá garantir a remoção das impurezas e células mortas. Além disso, o ato de esfoliar a pele também tem a função de desobstruir os poros e ajudar a combater os sinais de envelhecimento. O que irá agir garantindo mais vitalidade e maior regeneração da pele. Mas, para gerar bons resultados e não sofrer com o efeito rebote, é recomendado que a esfoliação aconteça uma vez por semana. Lembre-se, evite o excesso de produto para não ressecar demais a região mais sensível.

4. Proteção solar sempre

Com o aumento do número de casos de câncer de pele no mundo, a proteção solar é etapa obrigatória em qualquer rotina de cuidados com a pele.

No caso de pele mista, opte por um filtro solar com fator de proteção acima de 30, oil-free e com textura gel-creme. Dessa forma, você retarda o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas e manchas, além de manter a viçosidade da pele durante o dia.

4 – Nunca durma de maquiagem

Não dormir de maquiagem é um cuidado que todas as pessoas, independente do tipo de pele, devem seguir. No entanto, esse cuidado deve ser redobrado para quem tem pele oleosa ou mista. E isso se deve ao fato do acúmulo de produtos aumentar ainda mais a produção de sebo. Por isso, tenha sempre o cuidado de retirar toda a maquiagem com um demaquilante específico ou água micelar.

Pronto! Agora você já sabe todas as etapas para a manutenção de uma pele mista mais bonita e saudável! E lembre-se, quem tem pele mista, deve dar preferência aos produtos específicos para esse tipo de pele,  ou que pelo menos não contenham óleos na sua composição. Mas para um tratamento mais adequado, é fundamental procurar ajuda de um especialista para que ele possa avaliar os melhores produtos e tratamentos para o seu caso de forma individualizada e mais eficaz!

E se você gostou dessas dicas, continue aqui me acompanhando, se inscreva para receber a newsletter e receba todas as novidades direto no seu e-mail. Além do blog, compartilho conteúdos e informações super úteis nas redes sociais. Você já me segue por lá?

Quer saber mais? Acompanhe outros assuntos aqui no blog e no meu Instagram 😉

Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem