pés rachado
Posted on / by admin / in Cuidados com a pele, Tratamentos

Pés rachados e unhas fracas, o que fazer e como tratar?

Você anda sofrendo com a pele seca, rachaduras nos pés e unhas quebradiças?

Você já não sabe mais o que fazer para amenizar essa situação?

Bom, a sua pele e unhas não precisam mais ser assim! Eu preparei esse artigo explicando os melhores cuidados para você reverter esses problemas e garantir unhas fortes e pés lisinhos novamente!

Mas antes você precisa entender…

Por que a pele das mãos e pés são mais ressecados que as outras áreas do corpo?

Bom, isso acontece pelo fato de que os nossos pés e mãos não possuem pelos, e com isso não recebem a lubrificação natural que eles fornecem a nossa pele.

Mas e a rachadura no calcanhar, como e porque é formada?

As rachaduras nos pés são um problema super comum na população brasileira, pois elas são o resultado geralmente de uma mistura do espessamento da pele do calcanhar com o impacto do seu peso sobre ela diariamente e o ressecamento da área devido a diversos fatores como:

  • Muito uso de sapatos abertos como, por exemplo, chinelos e rasteirinhas;
  • Andar muito descalço;
  • Não hidratar os pés.

E como se deve tratar as rachaduras?

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, lixar os pés rachados não é uma boa opção!

Retirar frequentemente aquela pele grossa que se forma, principalmente, nos calcanhares é um erro grave, toda vez que a pele recebe algum tipo de atrito faz com que engrosse ainda mais, é como se você tirasse uma proteção natural do nosso corpo e que para se defender ele reconstitui o local com uma camada ainda mais grossa.

E o que realmente ajuda no tratamento das rachaduras, pele seca…são essas 5 dicas a seguir:

1 – Hidratar diariamente

Os pés devem ser hidratados diariamente, assim como a pele do corpo! Faça uma hidratação no período noturno, pois, além do hidratante ficar mais tempo em contato com a pele a ser recuperada, esse horário ainda reduz o risco de escorregões, já que o hidratante deixa a pele mais escorregadia.

Outro ponto a ser seguido é que os cremes a serem utilizados devem ser próprios para a área.

2 – Usar produtos cicatrizantes nas lesões

Para pés com lesões e machucados nas rachaduras é recomendado evitar a ureia para não causar ardor, o mais recomendado é utilizar um creme cicatrizante ou reparador para auxiliar na cicatrização.

3 – Dormir com meias de algodão após a hidratação

Uma dica simples e muito válida é usar meias de algodão após hidratar os pés, isso fará com que a pele continue o processo de hidratação durante toda a noite.

4 – Esfoliar levemente e com moderação

A esfoliação é importante para que a hidratação seja mais efetiva e garanta um melhor resultado. A frequência da esfoliação deve ser semanal, porém, deve ser uma esfoliação muito leve para não causar o efeito contrário.

5 – Não andar com os pés descalços

O hábito de andar descalço faz com que os pés e, principalmente, os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com o chão.

Bom, agora que já sabe como cuidar dos pés rachados você precisa saber como cuidar das suas unhas…

Como tratar unhas fracas e quebradiças?

Geralmente as unhas ficam fracas devido a deficiência de vitaminas no organismo ou pelo uso constante de produtos químicos, como: produtos de limpeza, uso de muito esmalte sem pausas, alongamentos sem intervalos… e para melhorar isso é imprescindível que você consulte a sua dermatologista (Clique aqui para entrar em contato e agendar um horário) para que juntos possam descobrir qual desses problemas estão afetando as suas unhas, mas outras medidas podem ser tomadas, como:

1 – Parar de roer as unhas

Esse hábito prejudica e muito o fortalecimento e crescimento das unhas, roer as unhas pode causar machucados que, consequentemente, dão entrada para vírus e fungos.

2 – Escolha removedores de esmaltes sem acetona

A acetona, se usada em excesso, resseca as unhas deixando-as mais propensas à quebra.

3 – Evite o contato com produtos químicos

Os produtos químicos enfraquecem as unhas e cutículas, caso precise usar diariamente utilize luvas para evitar o contato direto.

4 – Use esmaltes de boa qualidade

A escolha de esmaltes de boa qualidade e de marcas conhecidas evitará que as suas unhas recebam substâncias que possam fazer mal a elas. Consulte um dermatologista para saber quais são as marcas indicadas para você.

Mas lembre-se, para que as suas rachaduras nos pés e unhas enfraquecidas fiquem saudáveis é imprescindível que você siga todas as dicas do post e também tenha a assistência de um profissional de qualidade. Clique aqui para entrar em contato e agendar um horário.

Espero que tenha gostado da explicação sobre como amenizar as rachaduras nos pés e unhas enfraquecidas, e se ficou alguma dúvida, é só me perguntar ou enviar uma mensagem nas redes sociais, como: Facebook e Instagram.

Continue me acompanhando, se inscreva para receber a newsletter e receba todas as novidades direto no seu e-mail.

Ah, e dê uma olhada nos outros conteúdos e informações muito úteis para a sua pele e cabelo que compartilho aqui no blog e no meu Instagram.

 

Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem