Posted on / by admin / in Cuidados com a pele, Dúvidas Comuns

Estrias: quais os tipos, como tratar e dicas de prevenção

As estrias são cicatrizes que se formam por um estiramento na pele. Elas surgem em diversos locais do corpo, sendo comum na barriga, seios, pernas e nádegas. Apresentam tonalidades de vermelhas/arroxeadas ou brancas dependendo do seu estágio de formação.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

 

Tipos de Estrias

Os tipos de estrias indicam a fase em que ela está, podendo variar de uma coloração rosada até um tom esbranquiçado.

Quando as estrias estão em tom vermelho e arroxeadas são as mais recentes e indicam que ainda há circulação sanguínea no local, o que significa que o tecido não foi totalmente comprometido e cicatrizado.

Com o passar do tempo as estrias vermelhas vão passando por um processo de cicatrização onde vai perdendo a tonalidade e se tornam esbranquiçadas. É o estágio mais difícil de eliminar as estrias.

 

Quais os cuidados necessários para evitar o aparecimento das estrias?

Os cuidados no dia a dia ajudam a prevenir futuras estrias e também a diminuir o tamanho das existentes.

  • Tenha uma alimentação balanceada;
  • Invista em alimentos com Vitamina C e E;
  • Hidrate a pele diariamente;
  • Faça massagens quando for hidratar com creme e óleo;
  • Não oscile tanto no seu peso;
  • Beba água;
  • Pratique atividade física.

 

Estrias na Gravidez: como evitar?

O cuidado com o corpo durante a gravidez deve ser redobrado. Muitas mudanças físicas ocorrem no corpo neste momento, como o aparecimento de estrias. Falei mais a fundo sobre isso no meu canal do Youtube, clique para assistir

As estrias são cicatrizes, que se formam quando a pele estica de forma rápida num curto espaço de tempo, e na gravidez devido ao aumento da barriga, das mamas e quadril. Quando ocorrerem na gravidez, são chamadas de estrias gravídicas ou gestacionais. A modificação hormonal que ocorre na gestação também parece ter um papel importante no surgimento de estrias.

 

Dicas de cuidados com a pele para evitar estrias:

  • Use cremes e óleos hidratantes diariamente (converse com sua dermatologista para utilizar os cremes indicados para o seu tipo de pele e não ocorrer reações);
  • Faça massagens regulares na barriga e mamas com cremes/óleos;
  • Use roupa íntima apropriada para barriga e seios;
  • Coma alimentos ricos em vitamina C e E;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Beba muita água para manter a pele hidratada de dentro para fora;
  • Cuidado para não ganhar muito peso durante a gravidez.

 

Tratamento Estéticos

O melhor tratamento é sempre a hidratação diária do corpo, pois como já lemos aqui, ele ajuda na prevenção e na melhora das estrias já existentes. Vejamos agora alguns dos tratamentos que podem ser utilizados para as estrias.

Ácido retinóico

É uma substância derivada da vitamina A que é muito utilizada para o tratamento das estrias. Pode ocorrer de deixar a pele mais sensível, causando vermelhidão e descamação. Mantenha a região sempre hidratada onde vai amenizar a irritação e preservar as fibras.

 

Esfoliação

A esfoliação é útil para promover a descamação superficial da pele e estimular a renovação das fibras de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele no local. Trata-se, no entanto, de um cuidado mais preventivo do que para reverter quadros avançados.

 

Peeling

O uso coadjuvante do peeling químico é recomendado para estrias recentes, ainda nos tons rosados ou arroxeados. Podem ser feitas sessões a cada 4 ou 6 semanas.

 

Luz Intensa Pulsada

A Luz intensa pulsada é um tratamento que visa o rejuvenescimento cutâneo global através do estímulo de colágeno, amenizando as rugas. É também indicada para tratamento de sardas (efélides) manchas de sol, manchas senis da face das mãos  melanoses), pequenos vasos dilatados na face (telangectasias), acne rosácea e poiquilodermia do pescoço e colo. É um tratamento simples e não invasivo, que permite que o indivíduo volte a trabalhar no mesmo dia.

 

Laser

Ele direciona feixes de luz para área afetada, gerando pequenas áreas de dano térmico estimulando a produção de fibras de colágeno e elastina que ocorre de ajudar no processo de cicatrização.

 

Microagulhamento

O rolo de microagulhamento promove microlesões causadas pelas agulhas. Ele é usado tanto para melhorar a penetração de medicamentos como para estimular a produção de colágeno e elastina devido ao processo inflamatório causado.

 

Carboxiterapia

É um tratamento realizado por meio da infusão de gás carbônico em diversas camadas da pele.

A aplicação do gás carbônico atua diretamente na dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo a formação de novos vasos. Isso faz com que o sangue nos tecidos tenha maior irrigação e melhor oxigenação. Também promove o rompimento das fibroses do tecido cutâneo, formação de colágeno e elastina a partir da quebra das células de gordura provenientes da carboxiterapia.

 

Mas lembre-se, para evitar o aparecimento das estrias é imprescindível que você siga as dicas do post e também tenha a assistência de um profissional de qualidade. Clique aqui para entrar em contato e agendar um horário.

Eu espero que tenha gostado da explicação sobre como evitar as estrias, e se ficou alguma dúvida, é só me perguntar ou enviar uma mensagem nas redes sociais, como: Facebook e Instagram.

Continue me acompanhando, dê uma olhada nos outros conteúdos e informações muito úteis para a sua pele e cabelo que compartilho aqui no blog e no meu Instagram.

 

Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem