9 passos para conseguir unhas saudáveis

 

Dra. Alessandra Zawadzki

Unhas bonitas fazem toda diferença! Mas você sabe como deixá-las mais saudáveis?
A seguir, descrevi 9 passos para manter a saúde das suas unhas em dia!

1 – Mantenha suas unhas aparadas se possível no formato arredondado! Assim, tendem a quebrar menos!

2 – Tenha seu próprio kit
 manicure e leve sempre com você ao salão. Ter os próprios
 acessórios é o primeiro 
passo para afastar o risco de
 micoses e manter a saúde.

3 – Evite lixar a superfície das unhas para não deixá-las mais finas
 e, consequentemente, fracas 
e quebradiças. Principalmente para as unhas postiças, esse é um hábito bastante comum e altamente prejudicial à saúde das suas unhas.

4 – Evite o uso de acetonas! Essa substância remove a queratina e torna a unha mais fraca. Dê preferência aos removedores de esmalte sem acetona, pois além de não ressecarem as unhas, eles evitam que as mesmas se tornem esbranquiçadas e quebradiças.

5 – O melhor a fazer é empurrar a cutícula sem removê-la. Este hábito embora comum, pode ser nocivo, uma vez que a cutícula funciona como barreira de proteção contra entrada de fungos e bactérias nas unhas. Aproveite cada pausa no trabalho para usar aquele creminho da gaveta e massagear a cutícula, dessa forma você não vai precisar usar o alicate. Durante o banho, quando a cutícula está mais maleável, empurre-a delicadamente em direção à raiz. O excedente se desprende sozinho e a esmaltação fica mais bonita.

6 – Os esmaltes usados constantemente podem causar descamação e enfraquecimento das unhas. Deixe que elas “respirem” por pelo menos 01 semana no mês. Nesse intervalo, abuse de cremes e óleos específicos, e de ativos fortificantes como biotina, zinco, selênio e pantotenato de cálcio.

7 – Acrescente proteína à sua alimentação. Como as unhas são formadas principalmente por queratina (uma proteína que dá resistência e firmeza) e por minerais que auxiliam no seu crescimento, consuma alimentos que são fontes de proteínas, como ovos, carnes, feijão e folhas verde-escuras.

8 – Usar uma base antes do esmalte é fundamental. Ela evita que todas as substâncias nocivas presentes nos esmaltes fiquem em contato direto com a pele. Além disso, algumas bases têm também componentes que tratam as unhas deixando-as mais fortes e bem nutridas.

9 – E por fim, opte por esmaltes que não contenham Formaldeído (formol), Tolueno e Dibutilftalato(DBP). Os esmaltes que apresentam 3-free, 4-free ou 5-free indicam ausência destas substâncias e portanto são os ideais para uso! Portanto, fique atento aos rótulos antes de comprar esmaltes!

Agora com todas as dicas anotadas, é hora de pôr em prática esses conselhos e ficar cada vez mais com as unhas lindas e também saudáveis, porque a saúde também está em suas mãos!

Continue me acompanhando por aqui e no meu Instagram 😉

 


 

Que tal receber conteúdos e dicas, diretamente no seu e-mail, para ajudar nos cuidados da sua pele?

Associe-se à nossa lista e receba a cada 15 dias um novo assunto. Caso você queira sugerir algum assunto que você gostaria que eu abordasse, me envia uma mensagem. Será um prazer te ouvir e poder te ajudar.

 


Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem