10 Cuidados com a pele dos adolescentes

blog_alessandrazawadzki_pele_adolescente

Não é novidade para ninguém que a adolescência é um novo mundo repleto de descobertas e mudanças. E com a pele não seria diferente.

O aumento da oleosidade, cravos e espinhas de forma absolutamente anormal assusta qualquer pessoa, e na maioria das vezes mexe muito com a autoestima dos jovens.

Os grandes culpados por todas essas mudanças são os hormônios, que estão trabalhando a todo vapor, agindo diretamente sobre as glândulas sebáceas, que por sua vez estimulam a produção de sebo, que entopem os poros, formando por fim as temidas espinhas.

Entre os adolescentes, a acne é a grande queixa em 90% dos casos. E infelizmente a higienização inadequada feita por jovens entre 12 e 18 anos ajuda a agravar o caso.

Entre os cuidados com a pele, é muito importante que a limpeza diária seja feita de forma correta e com os produtos certos e adequados ao tipo de pele do adolescente em questão. A periodicidade também conta muito, afinal de contas, serão alguns anos tendo de cuidar de perto, com atenção redobrada a essa pele que está em constante transformação.

Para ajudar a garotada nesse processo, fiz um passo a passo com 10 dicas super importantes para os cuidados diários. Acompanhe comigo:

1 – Lave o rosto 2 vezes por dia com o sabonete adequado ao seu tipo de pele

2 – Aplique um tônico calmante para reduzir o brilho e regularizar o pH da pele

3 – Aplique um hidratante, preferencialmente em gel, ideal para peles oleosas. E evite produtos que contenham álcool na sua formulação.

4 – Esfolie a pele 2 vezes por semana para retirar os resíduos de células mortas e promover uma melhor renovação celular.

5 – Dica para as meninas: Opte por usar um demaquilante a base de água, nunca os oleosos. Deixe os oleosos somente para a região dos olhos. E NUNCA, em hipótese nenhuma, durma com maquiagem.

6 – Use sempre filtro solar. As versões oil-free ou em gel são os mais adequados para as peles oleosas mais comuns nessa idade.

7 – Espremer cravos e espinhas é proibido! Esse ato pode gerar cicatrizes bem mais complicadas de de serem tratadas no futuro. 

8 – Atenção aos produtos usados, algumas linhas de cosméticos já possuem uma linha específica para as peles jovens, no entanto, a partir dos 13 anos, já é possível usar produtos de linhas convencionais de adultos, mas sempre com a indicação por um médico dermatologista.

9 – Faça limpeza de pele com uma esteticista de confiança de tempos em tempos.

10 – Alimente-se de forma equilibrada, sem exageros de doces e frituras. Uma alimentação balanceada e a ingestão de muita água ajuda a equilibrar sua pele de dentro pra fora.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos! Tenho certeza que você conhece muita gente que está passando por dificuldade no cuidado com a pele!

E se você gostou desse assunto, continue aqui me acompanhando, se inscreva para receber a newsletter, se você ainda não for inscrito, e receba todas as novidades direto no seu e-mail. Além do blog, compartilho conteúdos e informações super úteis nas redes sociais. Você já me segue por lá?

Quer saber mais? Acompanhe outros assuntos aqui no blog e no meu Instagram 

Você acha que esse conteúdo pode ajudar alguém? Compartilhar é se importar! 😉

Oi! Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem